Pular para o conteúdo

Eu e o CDD

Meu nome é Daniella Souza e trabalho num Curso de Formação Profissional chamado Com.Domínio Digital. Aqui, pretendo escrever um pouco sobre minha trajetória no Com.Domínio Digital e sobre a atuação do curso. Vou começar falando sobre como cheguei ao Com.Domínio digital, onde você que está lendo, começará a ver um pouco sobre esse curso tão maravilhoso!

É necessário fazer uma trajetória do meu interesse pelo tema juventude para traçar a minha rota a chegada ao Com.Domínio Digital e para isso, utilizarei por base, alguns dos parágrafos do meu Trabalho de Conclusão de Curso, da faculdade de Serviço Social, na Universidade Estadual do Ceará.

“O interesse pelas questões referentes a juventude e, mais especificadamente, envolvendo o trabalho teve início no contato com o tema através do estudo da Sociologia da Juventude. Ao se escolher o tema juventude e trabalho para um trabalho de apresentação em sala de aula, tive a oportunidade de conhecer o que viria a ser, futuramente, meu objeto de pesquisa”.

“A vontade de estudar o tema continuou em decorrência de inúmeros fatores. Percebi que a juventude, na atualidade é o foco de muitos problemas e ações pelas quais estes tentam ser resolvidos. Ao começar a aprofundar o tema, viu-se que de acordo com o IDT (Instituto de Desenvolvimento do Trabalho), numa pesquisa realizada em julho de 2007, na cidade de Fortaleza, 27,8% dos jovens nessa faixa etária não tem emprego, sendo o desemprego nesse segmento maior que o dos adultos, cuja taxa ficou em 8,6%. A mesma instituição em um outro trabalho, destaca que a OIT (Organização Internacional do Trabalho), ressaltou que “atividade juvenil mundial apresenta-se em queda, declinando de 58,8% (1995) para 54,7% (2005)”. Dessa forma, percebemos que a realidade existente no estado do Ceará é similar a situação mundial”.

“Os jovens de 15 a 24 anos, faixa etária considerada pela ONU, se deparam hoje, com maiores dificuldades de inserção no mercado de trabalho por motivos diversos, seja a falta de qualificação, experiência, baixa escolaridade, falta de informações sobre o mundo do trabalho, falta de experiência na busca por trabalho, geração insuficiente de postos de trabalho, além da falta de recursos em sua procura pelo emprego”. (minha autoria, adaptado)

Comecei, então a pesquisar projetos que trabalhassem a capacitação de jovens para o mercado de trabalho e naquele momento, minha orientadora e professora Celina Ellery falou a respeito do CDD e me apresentou Eveline Correa, que me explicou em linhas gerais o projeto, além de abrir as portas para que eu fizesse minha pesquisa monográfica sobre ele.

Dessa forma, escolhi os jovens que participam do projeto Com. Domínio Digital, um projeto do Instituto Aliança, por sua proposta pedagógica inovadora, por se tratar de um processo de formação integral e integrada do jovem, cuja proposta central é trabalhar com esse jovem a fim de que o mesmo seja sujeito de sua própria vida.

Outro motivo que levou a essa escolha foi pelo fato dessa proposta não se limitar a inserir o jovem em uma área de trabalho sem acompanhamento, e sim, se preocupa em incentivá-lo a descobrir suas potencialidades a fim de que seja encaminhado numa atividade em que o mesmo se realize profissionalmente.

7 Comentários leave one →
  1. Rênio permalink
    fevereiro 2, 2010 09:34

    Você é 10 Daniella!

  2. Diego Brito permalink
    março 25, 2010 22:06

    Olá Dani…

    Adorei o blog… e mais ainda o mural com a foto dos inseridos… Parabéns pelo trabalho!!!

  3. Lidiane permalink
    maio 11, 2010 10:41

    Oi Daniela, tudo bem?

    Meu nome é Lidiane e faço parte da equipe que está em Fortaleza para realizar uma pesquisa avaliativa com os jovens que participaram do Projeto Condomínio Digital em 2009 da escola Ícaro Moreira.

    Encontrei a sua comunidade e gostei muito da sua proposta de articulação e apoio aos jovens! gostaria de entrar em contato com você e pedir o seu apoio para mobilizar todos os seus colegas de classe para participar de um encontro dos ex-alunos do Condominio Digital na próxima quinta-feira as 16h na praça verde do Dragão do Mar.

    Realizaremos uma roda de música e uma reflexão sobre a participação de vocês no curso.

    Você poderia nos ajudar na divulgação deste evento?

    Por favor entrar em contato comigo no 8864-8708 ou 8839-1606.

    Um abraço
    Lidiane

  4. conceicao permalink
    maio 23, 2010 17:50

    OI DANI ESTO COM MUITA SAUDADE DE TODOS OS MEUS COLEGAS DE CURSO E PRICIPALMENTE DE VOCÊ BEIJO DE SUA ALUNA CDD.

Deixe um comentário